
Não deixe que os pontinhos pretos, brancos, vermelhos, elevados, etc, estraguem sua pele. Quando você menos espera, lá estão eles: cravos e espinhas fazendo a festa na sua pele! Não adianta se culpar. A responsabilidade é das glândulas sebáceas. Por alguma razão, elas começam a trabalhar mais, produzindo mais sebo. Este sebo obstrui os poros e serve de alimento para as bactérias presentes na pele. O resultado é uma inflamação conhecida como acne. Mas será que a alimentação pode piorar tudo isso?
"Apesar da crença popular, não há nenhuma comprovação científica de que qualquer alimento ocasione ou agrave a acne", diz o médico José Rinaldi. Esse super trabalho das glândulas sebáceas está ligado apenas a fatores hormonais e hereditários.
Mesmo assim, muita gente ainda acredita que alimentos como chocolate, frituras e refrigerantes podem causar cravos e espinhas. Veja aqui a verdade por trás desses mitos.
Chocolate
Quantas vezes você já se perguntou: "se eu comer chocolate, vou ter espinhas?" Essa é uma dúvida muito freqüente, afinal estamos falando de um dos alimentos mais ricos em gordura. Mas você não vai precisar abrir mão dessa delícia. Até hoje, nenhuma das pesquisa confirmou a teoria de que o chocolate determina o aparecimento de espinhas.
Para muita gente, o chocolate pode até ser benéfico para a pele. Mas não é preciso comê-lo. Algumas lojas de cosméticos já estão vendendo sabonetes com cheiro, sabor e matéria prima (cacau) idênticos ao chocolate. Os sabonetes de chocolate prometem deixar a pele mais macia, hidratada e com aquele cheirinho delicioso.
Salgadinhos, frituras, condimentos
Na hora do lanche, não tem outra: salgadinhos, hambúrgeres, batatas fritas e muita maionese, ketch up e mostarda. Esse é o lanche preferido de dez entre dez adolescentes. E você, pelo visto, não é exceção... Não tem problema, pelo menos para a pele. Frituras e alimentados não causam acne. Em compensação, se você exagerar na dose, pode ter outros problemas. Segundo os médicos, esses alimentos aumentam o colesterol, contribuem para a obesidade e, a longo tempo, podem desencadear doenças do coração. Você não vai querer esperar para ver, não é?
Refrigerantes
É fato. As bebidas gasosas, especialmente os refrigerantes, não são bem-vindas pelo organismo. Elas dificultam a digestão, enchem a barriga de gases e agridem o estômago... Mas, segundo os dermatologistas, também não provocam acne. Sorte sua, que adora refrigerantes.
Mesmo assim, é bom não exagerar. Procure substituir os refrigerantes por sucos de frutas e água. Assim, você vao ingerir mais vitaminas e sais minerais. E o seu corpo vai agradecer!
Sete crimes que você pode cometer contra sua pele:
Quando a espinha aparece, tem gente que não pensa duas vezes: corre pro espelho, espreme tudo, enche de maquiagem, usa a pomada da amiga... E aí, adeus pele saudável! É por essas e outras que a acne acaba aumentando e se agravando. Se você quer se livrar das espinhas, é importante não cometer certos erros. Conheça, então, os sete crimes contra a pele. E cuidado para não cair em tentação!
Usar maquiagem para disfarçar."Só um pouquinho de corretivo e pó, que essa espinha desaparece na hora". Nem adianta vir com argumentos como esse! A tentação dos cosméticos é grande - são tantos corretivos, pós, bases - mas trate de resistir. A maquiagem fecha os poros, aumenta a oleosidade da pele e, de quebra, você ganha mais espinhas e cravos.
Espremer espinhas ou cravos. Eles ficam estampados no rosto e tudo o que a gente mais quer é destruir esses inimigos. Mas vá devagar com os dedinhos... Espremer espinhas e cravos pode piorar ainda mais a acne. Os micróbios que ficam nas unhas contaminam a pele, deixam cicatrizes e causam infecções.
Expor-se ao sol sem proteção. Depois do banho de sol, a pele parece nova e dá a impressão que a acne desapareceu. Não se deixe enganar! O sol tem efeito cicatrizante, mas, em excesso, estimula a produção de sebo e aumenta a acne. O segredo é usar o protetor solar e se expor ao sol com moderação.
Encher a pele de hidratante. Não afogue a sua pele em cremes, esperando um resultado mais rápido. O excesso de hidratantes só vai aumentar a oleosidade. E você sabe: pele oleosa é acne na certa.
Usar o produto que a amiga indicou. O novo creminho pode ter feito milagres na pele da sua amiga, mas isso não significa que fará o mesmo efeito em você. Afinal, o seu tipo de pele pode ser diferente. Antes de seguir a receita dos amigos, peça orientação ao seu dermatologista.
Usar pasta de dentes para cicatrizar. Receitas caseiras podem ser muito perigosas. A pasta de dentes, por exemplo, contém flúor e pode irritar ainda mais o local de aplicação. Pior que uma espinha no rosto, só mesmo uma espinha infeccionada...
Não tratar. Comece dando um basta na preguiça e procurando um dermatologista. Depois, é seguir todo o ritual de limpeza, hidratação e cuidados com a pele. E cuidado para não cometer nenhum dos pecados anteriores!
Matéria publicada na revista eletrônica Minha vida